Os donos do futebol

I’ll just sit and grin,
the money will roll right in

– Mudhoney

A revista inglesa FourFourTwo divulgou hoje a lista dos donos de clubes mais ricos do futebol. São bilionários e milionários que lutam com seu time para conquistar títulos…ou mais dinheiro. Os “novos ricos” donos de clubes são cada vez mais comuns na Inglaterra, e cada vez com mais dinheiro. Em 2003, quando a pesquisa foi lançada pela primeira vez, havia apenas 2 bilionários. Este ano são 15. Com tanto dinheiro em jogo, se dá melhor quem sabe administrar e faz as escolhas certas. O dinheiro não marca gol, mas pode comprar quem faz.


1º lugar, £20bi – Aladdin…digo, Sheikh Mansour! O dono do Manchester City gastou nada menos do que £325 milhões de libras em contratações nos últimos dois anos. O número é maior do que o valor do próprio clube, quando ele comprou por £210 milhões de libras, em agosto de 2008. Mansour tem poder político e é irmão do atual presidente dos Emirados Árabes. Ganha muito dinheiro com o petróleo. Os torcedores do City podem ficar tranquilos, porque dinheiro não vai faltar. Aliás: quando chegou ao clube, Mansour disponibilizou £500m de libras para transferências, e até agora foram gastos “só” os £325 milhões. Quem mais será que vêm por aí?

Tanto dinheiro ainda não se manifestou em títulos, mas o City vem evoluindo. Por pouco não conseguiu a classificação para a Champions League na temporada passada, mas ficou em sua melhor colocação na história da Premier League, . Para essa temporada, o 5º lugar não é mais suficiente. Dono, técnico, jogadores, e torcedores estão confiantes para uma boa campanha, e acreditam no título. Se o City vai ser o campeão é difícil precisar, mas pelo menos entre os 4 primeiros, conquistando uma vaga para a Champions, deve aparecer.


2º lugar, £17bi – Lakshmi Mittal! Dono de 20% das ações do Queen Park Rangers, é o maior investidor do time, e finalmente vê resultados. Comprou as ações em 2007, e agora sorri ao ver o QPR liderar com folga a segunda divisão inglesa (após 10 rodadas, o time tem 8 vitórias e 2 empates, 26 pontos, enquanto o 2º soma 20 pontos). Foi considerado o 5º homem mais rico do mundo pela Forbes, e espera ganhar ainda mais ajudando seu time a chegar à elite inglesa.


3º lugar, £8bi – Alisher Usmanov! Não faz parte da direção do Arsenal, mas possui cerca de 24% em ações do time, que estão valendo £172m. Nascido na antiga União Soviética, fez dinheiro por meio de mineradores de ferro e aço. Possui ações da Metalloinvest, a maior mineradora de ferro da Russia, no valor de £6,5bi. Já declarou que seu amor pelo Arsenal “não pode ser vendido”. Também já declarou que o Dynamo Moscow é seu “primeiro amor”. Não possui ações do time russo, mas faz parte da direção.

A direção do Arsenal não gostou de tanto investimento do russo, e não deseja que ele assuma o controle do clube. A torcida tem a mesma posição. Assim, a direção anunciou que os diretores do clube só podem vender ações para “pessoas permitidas“, e possuem a primeira opção de compra pelas ações uns dos outros.


Quanto ao Arsenal em campo, é difícil esperar mais do que uma vaga para a Champions. Manchester United, Manchester City, e Chelsea vêm mais forte para brigar pelo título. Cabe ao Arsenal se cuidar para ficar com a 4ª vaga na Champions, podendo disputá-la com seu rival Tottenham. Afinal, não custa lembrar, dinheiro não compra recuperação de lesões para os jogadores dos Gunners.


4º lugar, £7,4bi – Roman Abramovich! O bilionário russo que comprou o Chelsea em 2003, por £140m, viu seus investimentos darem resultado. Desde sua compra, o clube conquistou oito títulos (3 Premier League, 3 FA Cup, e 2 Carling Cup), sendo o segundo clube inglês mais bem sucedido no período (atrás do Manchester United).  O magnata foi um dos pioneiros na compra de times, e causou alvoroço na época, já que não era normal uma pessoa “sozinha” comprar um clube. Além disso, o valor pago foi o mais alto da história até então. Com tanto dinheiro, Abramovich possui inúmeras acusações de crimes financeiros, entre eles estar envolvido no contrabando de diamantes da Angola. Talvez isso explique os 40 seguranças que o protegem, seu “exército pessoal“.

Dentro de campo, o Chelsea talvez seja o maior favorito para conquistar o (bi)campeonato inglês. Com atuações sempre seguras, o time só perdeu para o Manchester City nesta temporada, até agora. Mas o que o Roman Abramovich quer mesmo é conquistar a Europa. Os Blues nunca conquistaram a Champions League, e é certo que Abramovich quer que seu time leve essa. O mais perto que o Chelsea chegou foi em 2008, quando perdeu a final nos pênaltis para o Manchester United. Esse ano, o time está “voando”, e é um dos favoritos pra vencer a disputa.


6º lugar, 2,7bi – Em sexto lugar (sim, pulei o 5º) aparece Joe Lewis, dono do Tottenham Hotspur. O businessman possui investimentos dos mais diversos. É dono da companhia Tavistock Group, que busca fazer negócios por todo o mundo. O portfolio é dos mais variados, são 175 companhias em 15 países. Temporada passada, Lewis viu seu time conquistar uma vaga para a Champions League, o que deve lhe render mais alguns trocados.

Para a atual temporada, os Spurs se reforçaram e possuem uma boa equipe. Sandro, Gallas, e Van der Vaart dão mais qualidade ao time que possui Bale em ótima fase. Podem conseguir repetir a façanha de conseguir uma vaga para a Champions, mas para isso precisarão derrubar um “grande”. Na Champions League é difícil saber até onde o time pode ir, já que existe a dependência do sorteio das fases mata-mata. Caso seja eliminado precocemente, o Tottenham pode investir na FA Cup, para conquistar um título na temporada (já que já foi eliminado da Carling Cup pelo Arsenal).


9º lugar, 1,53bi -Na nona posição está o americano Malcolm Glazer e família. São os odiados donos do Manchester United. O ódio tem uma razão de ser. Glazer, que tomou posse do Manchester em 2005, após vir comprando ações desde 2003, trouxe uma dívida milionária para o clube. O americano pagou no total cerca de £800m pelo clube, a maior parte do dinheiro vindo de empréstimos, gerando a dívida. Atualmente, a dívida é de £716.5m (alguns dizem chegar a £1,1bi), a ser paga até 2017. Só de juros, são pagos £45m ao ano. Glazer também é dono do Tampa Bay Buccaneers, time da NFL.


Os torcedores dos Red Devils mostram a sua indignação. Há um certo tempo levam faixas de protesto, além de usarem as cores verde e amarela, primeiras cores do clube. Fizeram até um clube de futebol como protesto, logo quando os Glazers assumiram. Apesar da dívida, o United não deixou de conquistar títulos. Além de 2 Carling Cup, o clube foi tricampeão inglês de 2007 a 2009, e campeão europeu e do mundo em 2008. Temporada passada perdeu o craque Cristiano Ronaldo, e terminou a Premier League um ponto atrás do Chelsea.

Essa temporada o Manchester United vai disputar o título, mas vê o Chelsea como favorito. Na última temporada, Rooney foi sobrecarregado com a ausência de C. Ronaldo. Fez excelentes partidas, mas não conseguiu levar o clube ao título. Berbatov até hoje não conseguiu ser regular, e Giggs e Scholes estão cada vez mais próximos da aposentadoria. Os reforços foram três: o zagueiro Smalling, a aposta Bebé, e o excelente Javier Hernández, o “Chicharito“. Três jovens para renovar o elenco. O Manchester busca recuperar o título da Premier League, apesar de já ter colecionado alguns tropeços. Quanto a Champions League, está longe de ser favorito como foi em outros anos.

– Completam o Top 10:
5º lugar, £3bi, a família Liebherr, dona do Southamptom.
7º lugar, £1.87bi, Denis O’Brien, dono do Celtic da Escócia.
8º lugar, £1,85bi, Stanley Kroenke, principal acionista do Arsenal.
10º lugar, £1,84bi, Bernie Ecclestone, dono de 15% das ações do QPR (ele mesmo, o “dono” da fórmula 1).

Tom Hicks e George Gillet, donos do Liverpool, acabaram de vender o clube e nem apareceram na lista este ano.

Para ver a lista completa clique aqui.

Anúncios
Esse post foi publicado em Futebol e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s